Para criar um gráfico, é preciso definir o tipo, o tamanho, o período de análise e a fonte de dados.
Personalizado: É definido o mês ou ano de referência, e a quantidade de meses ou anos seguintes, conforme a definição anterior, esse séra o período escolhido. Sendo referência o mês ou ano do filtro da tela.
Intervalo: Um intervalo de tempo fixado.
As grandezas que serão avaliadas e vão compor o gráfico, sendo dispostos no eixo y do mesmo. Sendo elas divididas por categoria, e para ser adicionado, basta clicar em “Adicionar Campo”.
Tendo como campos disponíveis:
É possível escolher mais de um campo, basta clicar em adicionar, além disso é possível realizar algumas definições a cada campo escolhido.
Nesse campo é para a definição de qual métrica será utilizado como parâmetro indicativo, similar a um gráfico dinâmico do Excel.
Pode ser utilizado até duas categorias diferentes, e similar ao eixo y pode ser renomeado a categoria escolhida.
Aqui pode ser definido qual será o parâmetro comparativo para visualizar no gráfico. Podendo escolher apenas uma.
Aqui é possível filtrar quais fontes de dados serão utilizadas para compor as informações mostradas no gráfico, é possível delimitar utilizando o filtro a composição de apenas determinados dados.
Ao definir os filtros os dados mostrados nos gráficos, levando em conta os parâmetros definidos anteriormente, ficam limitados ao que foi filtrado, podendo deixar os dados ainda mais específicos.
Clicando em “Gerenciar filtros” é possível, desmarcar quais opções não deseja que fique visível como possibilidade de filtro.
No exemplo abaixo foi criado um gráfico trazendo o valor do MTM em R$, entre compra e vendas, dentro do mês e ano conforme o período selecionado, categorizando por unidade de negócios como legenda.